trailer
depoimentos
fotos
diretora
roteiro
elenco
making of
créditos
trilha
produção
prêmios
calendário
imprensa
fale conosco

cast
atores preparação do elenco







Fotos: Marlene Bérgamo/ Ed Viggiani
Os Atores de Sete Cabeças
*Sergio Penna
"O mais horrendo dos monstros
Filho do susto e do desassossego
A alma atravessada por uma sombra
Eis com que me defronto" 1
Paulo Leminski

O nosso imaginário sobre manicômios é carregado de imagens de horror e sofrimento. Não são exatamente pessoas que lá habitam, e sim seres estranhos de uma fábula esquecida, ou saídos de uma fotografia desfocada. Um espelho quebrado em várias partes, para o qual temos medo de olhar.

Durante a preparação dos atores foi feito um trabalho de desconstrução desta figura superficial, caricata e cristalizada pelo preconceito. O desafio era construir uma outra imagem que contivesse a primeira, mas que pudesse revelar aspectos mais humanos e profundos.

Drª. Nise da Silveira já falava nos inumeráveis estados do ser 2. A loucura é um estado do ser que pressupõe uma percepção diferente de si e do mundo, regido por um tempo elástico que se distende ou se comprime em ondas do acaso e movido por fluxos de sensações que formam delicados e/ou áridos poemas. Uma linguagem frágil, desconexa, fragmentada, onde a fala não está necessariamente sintonizada com o pensar, formando um todo aparentemente desarticulado e ineficiente.

Os atores fizeram um mergulho para descobrir as lógicas, rituais expressivos, vocabulário e sintaxe originais deste universo, aproximando-os de sua própria experiência de vida, encontrando dentro de si ecos e reverberações de solidões expostas, desejos fugazes, melancolias profundas, numa identificação densa e verdadeira, através de um intenso trabalho de corpo e respiração, que privilegiou as sutilezas de movimentos: pequenas variações rítmicas, gestos essenciais, olhares, silêncios, lamentos, que viriam a compor cada personagem.

Na elaboração da personagem Neto, que sai de seu cotidiano adolescente e se vê inserido em uma tragédia do acaso, registrou-se todos os detalhes de emoção num gráfico, numa partitura que guiasse o ator em meio ao drama familiar e em sua insólita viagem ao mundo dos manicômios, relacionando-os a cada postura e ação. Textos e sub-textos literários, sonoros e corporais foram interligados durante todo o processo. Atores que são usuários de serviço de saúde mental 3 também participaram, como convidados, interpretando personagens fora do ambiente manicomial, por uma opção explicita da direção e da preparação de elenco. Eles trouxeram todo o seu talento, espontaneidade e improviso, nos ensaios e filmagens, criando-se um dialogo cênico inusual e muito forte com os atores profissionais.

* Sérgio Penna fez a preparação de elenco do filme Bicho de Sete Cabeças, direção de Laís Bodansky. É diretor teatral e professor convidado de teatro contemporâneo - USP. Nas fronteiras ao teatro trabalhou com circo, dança, música, vídeos e programas radiofônicos. Investiga a arte limite de grupos especiais: portadores da Síndrome de Down, presidiárias e adolescentes em situação de risco e usuários de serviços de saúde mental.

www.sergiopenna.cjb.net
www.ueinzz.cjb.net
www.pazzoapazzo.cjb.net

1 - Paulo Leminski. Metaformose. Ed. Iluminuras, 1994
2 - À partir de citação de Antonin Artaud "o ser tem estados inumeráveis e cada vez mais perigosos", a Drª. Nise da Silveira nomeia a exposição Os Inumeráveis Estados do Ser, composta por obras dos artistas do Museu de Imagens do Inconsciente - RJ, comemorando 40 anos de sua experiência em terapêutica ocupacional.
3 - Os atores convidados são integrantes do Grupo Pazzo a Pazzo (Santos e São Vicente - SP) e da Cia. Teatral Ueinzz (São Paulo), dirigidos por Sérgio Penna.
trilha sonora 1 trilha sonora 2 trilha sonora 3