trailer
depoimentos
fotos
diretora
roteiro
elenco
making of
créditos
trilha
produção
prêmios
calendário
imprensa
fale conosco

roteiro
sinopse roteirista sequência
canto dos malditos


 
roteirista
Luiz Bolognesi

Escreveu e dirigiu o curta Pedro e o Senhor em 1995. Escreveu e co-dirigiu com Laís Bodanzky, o premiado documentário Cine Mambembe, o Cinema Descobre o Brasil em 1999. No mesmo ano, escreveu a série de documentários As Guerras do Brasil para a TV Cultura. O roteiro de Bicho de Sete Cabeças é sua estréia em longa metragem.

Depoimento do Roteirista

Laís Bodanzky iniciou as filmagens da sexta versão do roteiro Bicho de Sete Cabeças em fevereiro de 2000. A primeira versão do filme foi escrita em junho de 1997, durante a viagem do Cine Mambembe. Nessa ocasião, Laís e eu rodávamos o interior do Brasil projetando curtas brasileiros em praças e escolas. Essa pequena odisséia, além de ter gerado o documentário Cine Mambembe, o Cinema Descobre o Brasil, fez o primeiro roteiro do Bicho sair totalmente voltado para o público da praça. Quando eu relia as seqüências que tinha escrito no laptop que viajava junto com o projetor e a tela ambulante, imaginava o que aquele público para quem eu tinha acabado de fazer uma projeção acharia. Eles acreditariam nessa seqüência? A próxima seqüência, eles teriam interesse em saber o que vai acontecer? O que acontece na seqüência é previsível? As sessões na praça me ensinavam a escrever o roteiro. Escrevia com total respeito à emoção do público, com medo de perder seu interesse. Aprendia que a menor perda de atenção pode ser mortal e irreversível.

Acabada a viagem do Cine Mambembe, o roteiro foi criticado e comentado pela Laís e uns alguns colaboradores e reescrito cinco vezes durante dois anos. Quando a última versão estava pronta, pouco antes da filmagem, um grupo de adolescentes leu o roteiro. Os comentários dessa turma deram o último tapa no filme. Eles derrubaram algumas seqüências, porque eram falsas, e sugeriram outras, que acabaram filmadas. A principal arma para se escrever um roteiro, eu diria, são os ouvidos.

Luiz Bolognesi, roteirista do Bicho de Sete Cabeças

trilha sonora 1 trilha sonora 2 trilha sonora 3